Meu novo livro: Novas abordagens

Meu novo livro: Novas abordagens

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Saídas para a paz - artigo - OPOVO

ARTIGO
Saídas para a paz
Luís Olímpio Ferraz Melo - Advogado

''Senhor, fazei-me instrumento de Vossa paz/onde houver ódio que eu leve o amor/onde houver ofensa que eu leve o perdão/onde houver discórdia que eu leve a união (...) E onde houver dúvidas, que eu leve a fé...' São Francisco de Assis cantarolou essa poesia em forma de prece para alertar aos homens que a busca da paz deve ser permanente. E como conseguir a paz? Jesus Cristo pregava uma revolução nos homens de dentro para fora, para que ele ficasse livre e feliz. Gandhi sugeriu que fôssemos a mudança que desejaríamos para o mundo. Sun Tzu, Autor do extraordinário livro, ''A arte da Guerra'', diz, em síntese, na sua obra, que o objetivo de toda guerra é a busca da paz. Dignidade, eis a chave para decifrar o enigma da paz. O mega-traficante Pablo Escobar nasceu em Medellin, Colômbia, filho de camponês, viveu sem nenhuma dignidade e na mais baixa linha de pobreza. Morreu fuzilado como um dos homens mais ricos do mundo, aos 44 anos de idade. Escobar não teve outra alternativa de vida. Os governantes precisam dar efetividade ao direito à dignidade, à saúde, à educação, à moradia e à segurança, todos estes garantidos na nossa Constituição Federal, pois a população está precisando é disto. É preciso tratar o homem como gente. Mais leis, prisões, pena de morte, etc. não resolverão o problema. É louvável alguma atitude dos parlamentares, como a do desarmamento geral da população. A sociedade civil organizada precisa também fazer a sua parte, promovendo eventos sobre o tema da paz e colaborando em ações sociais em favor dos mais necessitados. Não acreditem em milagres e que a violência urbana recuará sem essas ações de solidariedade. A paz está reclamando ações urgentes, precisamos dar respostas para ela, antes que a única saída segura para o grave problema da violência que está aí seja a do aeroporto internacional Pinto Martins.

Luís Olímpio Ferraz Melo é advogado e estudioso do tema da segurança pública

Nenhum comentário: