Meu novo livro: Novas abordagens

Meu novo livro: Novas abordagens

sábado, 1 de novembro de 2008

Terrorismo no mundo - Artigo - Diário do Nordeste

LUÍS OLÍMPIO FERRAZ MELO

Terrorismo no mundo


Atribuem aos islâmicos os ataques terroristas no mundo, mas não é bem essa a verdade. A religião islâmica é dividida em dois grupos: os sunitas e os xiitas, estes, que são minoria, vivem na quase sua totalidade no Oriente Médio, e os sunitas, pelo resto do mundo. Há grande confusão divulgada pela mídia entre o que seja o povo muçulmano e o Islamismo. Todo islamita é muçulmano, mas nem todo muçulmano é islamita. Tanto os muçulmanos como os islamitas, na sua maioria, são pessoas boas e trabalhadoras e pregam a sua fé cotidianamente. A causa deles é a religião e a devoção ao seu deus Alá que é adorado e reverenciado pelos rituais e o seu livro sagrado, o Alcorão. Os xiitas não têm causa alguma a defender, pois o terrorismo não pode ser considerado causa de luta, pois mostra esses comportamentos total desprezo à vida e matam e morrem por motivo inglório. Em todos os países muçulmanos em que estive, conversei com várias dezenas deles, e todos eles eram contra os insanos atos terroristas e falavam em paz e no amor à família, senti muita sinceridade nesses depoimentos. O Islamismo é a religião que mais cresce no mundo. A possibilidade de alguém morrer num ataque terrorista é infinitamente menor do que num acidente de carro ou com uma bala “perdida”. A mídia, consciente ou inconscientemente, dá destaque quase que glorificando os atos terroristas, mas não há essa ameaça global de terrorismo generalizado como os EUA pugnam. Há muitos interesses obscuros que financiam esses atos de terrorismo no mundo, usam e apóiam o terror para amedrontar as pessoas e que as mesmas vivam permanentemente em pânico e também para justificar as guerras. Há partidos políticos que se diziam de esquerda que em outrora eram paladinos do terrorismo e acreditavam assim poder construir “governos” alicerçados no medo e na força, o que não livra seus partícipes da hipótese de serem portadores de transtornos mentais, pois somente a doença mental pode justificar tamanha atrocidade. Falta desejo de viver e auto-estima nos terroristas e eles são seres profundamente perturbados e sem nenhum equilíbrio.
* Psicanalista

Um comentário:

disse...

Luis seria tão bom que existissem mais pessoas pensando como vc, e melhor ainda que se colocasse a tentar mudar essa realidade atual do nosso cotidiano.
A moral está nos bons costumes, nas boas atitudes,mas hoje não se sabe mais o que é moral ou imoral, só se sabe que cada dia a sociedade está cada vez mais um caos e sem limites para atitudes errôneas.