Meu novo livro: Novas abordagens

Meu novo livro: Novas abordagens

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Corrupção é ilusão - Artigo - Jornal O Estado

Fortaleza, 18 de novembro de 2008.



Luís Olímpio Ferraz Melo
A corrupção global ameaça a sobrevivência harmoniosa no planeta Terra e a mesma passa desapercebida e de forma silenciosa e omissa por parte da sociedade civil. Os sucessivos escândalos de corrupção envolvendo agentes públicos e privados, que são pilhados subtraindo o erário ou desvirtuando o direito das pessoas, produz sensação de estarmos com o “estômago embrulhado” e impotentes diante de tamanho e complexo quadro. A corrupção acabou sendo “legalizada”, pois é tolerada e os indivíduos irrecuperavelmente corruptos voltam sempre ao seio da sociedade de forma positiva.
A corrupção é câncer exposto na sociedade, pois além de não ter cura, mata aos poucos toda a ordem estabelecida, mas a própria sociedade legitima a ação dos corruptos, que na verdade precisam é de tratamento urgente. Não deveria haver sigilo bancário, fiscal e nem telefônico para ninguém, pois estes têm servido para proteger os criminosos e a sociedade acaba ficando refém desses indivíduos. Todo o governo – Executivo, Legislativo e Judiciário – estão sendo questionado na sua legitimidade, pois foram constituídos para trabalhar para o povo e não para satisfazer interesses ilegítimos, como é o da corrupção que produz o enriquecimento ilícito. Os corruptos não percebem que estão destruindo a sociedade, bem como as suas famílias, pois quando pilhados, acabam arremessando todos os seus familiares ao crivo da opinião pública e, não raramente, acabam por comprometer todas as próximas gerações.
A corrupção esconde desejos inconscientes de mascarar as fraquezas do sujeito, pois dentro do corrupto há inequivocamente rejeição, complexo de inferioridade, traumas de toda sorte, que acreditam eles, os corruptos, que podem esquecê-los inconscientemente gozando com o fruto da corrupção. O sofrimento psíquico a que se expõe o corrupto é algo impressionante, pois ele mesmo se denuncia que é desequilibrado e fraco de caráter.
Engraçado é que todo mundo sabe quem são os corruptos e eles se esforçam, inutilmente, para se fazerem passar por sérios, intelectuais, idolatrados - tem toda uma “jogada” de marketing inútil em volta dos corruptos.
Desejam muitas vezes certas posições hierárquicas para se proteger, pois sabem, pelo menos acreditam, que em sendo assim, podem sair incólumes de suas investidas contra o erário e outras boquinhas. Sem a mobilização da sociedade civil, já que os políticos falharam nesta pretensão, para lutar contra a corrupção em todas as suas formas, dificilmente a metástase da corrupção ficará reversível e todas as próximas gerações sofrerão pela omissão e falta de comprometimento do povo.

Nenhum comentário: