Meu novo livro: Novas abordagens

Meu novo livro: Novas abordagens

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Moralismo sem moralistas - Artigo - Jornal O Estado

Opinião

terça-feira, 04 de novembro de 2008

Moralismo sem moralistas

Luís Olímpio Ferraz Melo

Passou desapercebido da quase totalidade das pessoas o fato de que a doutrina do moralismo, certamente criada por algum filósofo não moralista, dura ainda hoje e não se vê com facilidade moralistas natos pugnando a sua efetivação na sociedade e entre as autoridades e políticos e mesmo assim a inédita doutrina moralista não perece e atravessa milênios. Já disse alhures que não sou moralista e nem candidato a tanto, mas como cidadão tenho legitimidade para levantar o debate acerca da ausência do moralismo na nossa hipócrita sociedade moralista. A regra moralista somente se aplica quando é para se fazer cumprir alguma decisão para o lado fraco em questão.
As pessoas estão cheias de tabus, regras religiosas que não servem para nada, normas sociais ineptas, educações ortodoxas, porém, anacrônicas, que prejudicam e causam sofrimento nas pessoas. Os clérigos criaram sistema religioso tão rígido que nem eles estão conseguindo seguir o que prescreveram na antiguidade. Todo mundo é moralista até que seja questionada a sua própria moralidade. A sociedade tolera e acaba por legitimar a imoralidade de forma indiscriminada e a corrupção e a violência hoje faz parte do cotidiano das pessoas, pois nos acostumamos a isso tudo sem nada fazer. Quando acontece alguma barbárie ou escândalo de corrupção, apenas há rápida comoção social, mas logo todos esquecem o fato e ficam esperando o inequívoco próximo episódio. Existem pessoas que são corruptas irrecuperáveis, mas eles, os corruptos, somente existem porque há quem os corrompam. A moral é um fato social, dizia o sociólogo Émile Durkheim, mas a imoralidade também o é de maneira irrecusável. Eminente teórico jurídico disse certa feita que, Deus não criou o mal, mas o mal existe, por analogia diríamos o mesmo do fenômeno social da imoralidade.
A sociedade civil faliu, os valores mínimos necessários para se viver de forma ética e organizada vazaram entre os dedos daqueles que poderiam e deveriam conduzir os destinos do nosso povo. Vivemos num dilema sem fim, ou seja, estamos sendo governados, no sentido mais amplo da palavra, por pessoas que não tem compromissos para com o bem-estar geral da população, pois, com honrosas exceções, pensam apenas em saciar seus egos e se locupletar à custa do erário.
A sociedade civil encontra-se cansada de participar de eleições, pois, independente de quem seja eleito, nada muda. É como se esse “filme” não tivesse mais fim e a ânsia de ver algo concreto nunca é materializado. A tropa é o reflexo do comando, pois se não há rigor e seriedade no topo, não se pode esperar muita coisa dos comandados.

Um comentário:

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]La mejor web sobre ganar dinero[/b]
Nosotros hemos encontrado la mejor pagina web en internet de como trabajo casa. Como fue de interes para nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]