Meu novo livro: Novas abordagens

Meu novo livro: Novas abordagens

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Paraíso quase perdido - artigo - Jornal OPOVO


O livro Paraíso perdido, do poeta cego inglês do século 17, John Milton, fala da queda do homem que teria ousado desobedecer às leis de Deus e de um grupo que teria iludido muitos com a promessa de um novo mundo criado no caos em algum lugar da escuridão.
As belezas naturais do Ceará são conhecidas mundialmente e movimentam o turismo na Capital e nas paradisíacas praias litorâneas há décadas. Porém, não há evidências de que o fluxo turístico tenha conseguido trazer ao Ceará benefícios capazes de justificar o seu constante incremento, pois na mesma proporção do crescimento desse nicho de mercado houve por “empréstimo cultural” de outros países o aumento do consumo e do tráfico de drogas e da prostituição nas chamadas “zonas turísticas” — já alastrado por todo o Estado.
A Copa do Mundo é um evento que movimenta apaixonadamente quase toda a civilização, pois congrega boa parte das seleções das nações ao mesmo tempo em belas disputas; e bilhões de dólares circulam em prol do evento.
A Copa de 2014 será no Brasil e o nosso paradisíaco Ceará sediará apenas “meia dúzia” de jogos. No entanto, gastará alguns bilhões de reais para se enquadrar às exigências dos cartolas organizadores.
O lamentável é que há outras prioridades reclamando solução urgente, porém, não há o mesmo açodamento. Exemplo: a questão da severa seca histórica que assola o interior do Estado e que tem levado desespero, sede, fome e morte às famílias dos sertanejos.
Outro ponto que reclama urgência é a segurança pública, pois a violência urbana não dá sinais de trégua ou indícios de que até a Copa de 2014 diminuirá. É “gol contra”. Não há prioridade maior para um governo do que garantir o direito à vida e à dignidade do cidadão.
A Copa do Mundo é supérflua e não há qualquer garantia de que o nosso Ceará sairá vencedor desse certame em matéria de benefícios reflexivos.
Luís Olímpio Ferraz Melo é advogado e psicanalista

Nenhum comentário: