Meu novo livro: Novas abordagens

Meu novo livro: Novas abordagens

sábado, 18 de dezembro de 2010

A imagem do advogado - artigo - OPOVO

Em incursão na Sibéria, um soldado do exército russo me perguntou a minha profissão e eu disse: advogado. O militar começou a rir e perguntei-lhe qual o motivo da risada. Na bucha respondeu que todo advogado é mentiroso e por isto ele achou graça. Por motivos óbvios, calado fiquei. Não se pode negar que a imagem do advogado na sociedade anda em baixa por conta de alguns colegas que não estão honrando a nossa nobilíssima profissão. Toda a categoria advocatícia encontra-se respingada por causa da exposição na mídia, quase que diariamente, apontando supostos desvios éticos de advogados. Não é justo toda a classe pagar por atos isolados de alguns. É cediço no Direito que todos têm o direito à ampla defesa e ao contraditório, mas há casos envolvendo colegas advogados em que as provas estão gritando e são por demais robustas; e negar os fatos é o mesmo que debochar da inteligência da opinião pública, até porque ninguém acredita mais nessas desculpas esfarrapadas.
Há evidências de que, tradicionalmente, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é corporativista e evita punir desvios, mas deve mudar de postura urgentemente, pois toda a categoria foi lançada ao crivo da opinião pública e somente com rigor se conseguirá resgatar a imagem e a dignidade do advogado.
Depois da maratona, que é o curso de Direito, faz-se o Exame de Ordem para ingressar na OAB e os que passam têm que fazer juramento antes de começar a exercer a atividade privativa dos advogados, prometendo exercer a advocacia com dignidade, ética e defender a Constituição. Os que não cumprirem, o que voluntariamente prometeram, devem ser responsabilizados pela atual fratura exposta na imagem dos advogados. Corrupção e desvios éticos existem em todas as categorias profissionais, mas isto não pode jamais ser justificativa para aceitarmos passivamente na nossa nobilíssima classe dos advogados.

 
Luís Olímpio Ferraz Melo - Advogado e psicanalista

Nenhum comentário: