Meu novo livro: Novas abordagens

Meu novo livro: Novas abordagens

sábado, 24 de janeiro de 2009

Estou acordado - Artigo - Diário do Nordeste


LUÍS OLÍMPIO FERRAZ MELO

Estou acordado

Lévi-Strauss, antropólogo estruturalista francês da contemporaneidade, descobriu nas suas pesquisas sobre tribos indígenas em vários países, conjunto de normas não escritas que se preservavam em diferentes culturas, como se fossem formas inconscientes que moldavam o pensamento e o comportamento das hordas. O homem não tem tempo para pensar, e vive como se fosse robô, pois, desde que acorda até o término do dia, tem aquela rotina já devidamente programada, como se fosse relógio, mas faz-se necessário uma reprogramação mental. Sem perceber, o homem escravizou-se pelo consumismo desenfreado e pelos desejos materialistas e efêmeros ilimitados, acreditando, se os tiver, poderá concretizar a sua felicidade, mas quando perdem ou não realizam, sofrem. A ilusão é criação do homem e somos seres limitados e não é sábio e razoável alimentar desejos e sonhos ilimitados. Ao contrário do que muitos imaginam, o medo não pode ser considerado uma patologia, pois trata-se de instinto de proteção e de preservação da vida, inclusive tem-se observado que muitas vezes o aparente corajoso, ou valente, não passa de suicida inconsciente. A hipersensibilidade é ótima, mas, no mundo insensível em que vivemos, torna-se péssima, e as pessoas que têm emoções, sofrem com isto. O psicopata não esboça emoções, pois para ele é indiferente esse sentimento que ele não sabe distinguir e, ao contrário do hipersensível, a emoção causa sofrimento e deixa-os vulneráveis. Nem todo desejo é bom e saudável, pois há pessoas que desejam morrer e outras que consomem drogas sabendo que podem enlouquecer e terminar a vida num nosocômio. A essência humana é boa e até os sete anos de idade é possível fazer no sujeito implementações educacionais consideráveis que refletirão positivamente no caráter, temperamento e na ética por toda sua vida. Disse genial poeta: - Ainda que eu falasse a língua dos homens/ E falasse a língua do anjos, sem amor, eu nada seria. (...) Estou acordado e todos dormem/ Agora vejo em parte/ Mas então veremos face a face./ É só o amor, é só o amor/ Que conhece o que é verdade.
* Psicanalista

Nenhum comentário: