Meu novo livro: Novas abordagens

Meu novo livro: Novas abordagens

domingo, 1 de julho de 2012

A velhíssima inveja - artigo - Diário do Nordeste


   No Antigo Testamento, há o relato da briga de Caim contra o seu irmão, Abel que, por inveja, acabou matando-o, sugerindo que a inveja é tão antiga e conhecida quanto a história da civilização. A Igreja Católica enumerou os Sete Pecados Capitais, mas é a inveja que é tida como mais terrível e grave — no livro, “O conto do Pároco”, é dito: “É certo que a inveja é o pior pecado que existe, porque todos os outros são pecados apenas contra uma só virtude, enquanto a inveja é contra toda virtude e contra tudo que seja bom”. A inveja existe na formação do sujeito e é até compreensível na criança e no adolescente, mas a persistência na fase adulta pode se tornar uma questão complexa e de difícil superação. No complexo de Édipo, boa parte do ódio sentido do menino é projetado no pai, pois sente inveja por ele possuir a mãe. A menina tem ciúme e inveja da mãe e deseja tomar o seu lugar para possuir e cuidar dos bebês que o pai lhe deu. É comum a mulher sentir inveja de outra mulher no quesito beleza física, elegância e status social, mas é no homem que se vê a maior visibilidade da inveja, pois, além do narcisismo, precisa ser o melhor no desempenho sexual, ter o pênis grande e o mais bem-sucedido nos negócios, daí invejar e não suportar saber que há outros melhores. O invejoso sofre em silêncio e queixa-se de sentimento de culpa, sugerindo ser uma repreensão inconsciente por causa da inveja, como fosse-lhe algo reprovável moralmente do qual não tem o domínio.
   Freud relacionou a inveja que a mulher sente do pênis aos seus impulsos agressivos, daí ter sugerido que as mulheres não são analisáveis por conta de que nunca conseguirão o pênis que desejam (Melanie Klein, 1991). Das camadas mais altas à mais baixa da sociedade encontra-se invejosos e não existe limite de idade e há pessoas que não cabem dentro de si de tanta inveja. O invejoso adulto é como camaleão, pois na frente do invejado se comporta como se fosse um príncipe, mas pelas costas age como sendo a reencarnação do Torquemada (Inquisidor-geral espanhol).
A inveja é tema recorrente na análise e o mestre Freud foi vítima do ódio de invejosos irrecuperáveis de dentro e de fora da psicanálise e Jacques Lacan se saía com essa quando esbarrava nos invejosos: “Façam como eu, não me invejem”.


Luís Olímpio Ferraz Melo é psicanalista

Nenhum comentário: