Meu novo livro: Novas abordagens

Meu novo livro: Novas abordagens

domingo, 15 de julho de 2012

Alemanha luterana - artigo - Diário do Nordeste


O jovem alemão Martinho Lutero rompeu com a Igreja Católica aos 34 anos de idade, em 1517, quando publicou as suas 95 teses discordando do sistema papal em vigor naquela época - em poucos meses toda a Europa conheceria o pensamento de Lutero. Ele discordava da infalibilidade do papa e da venda da indulgência, pois acreditava que somente pela fé em Jesus Cristo o homem poderia ganhar a salvação.
O movimento luterano deu início ao protestantismo que hoje é também conhecido como o gigantesco ciclo evangélico e toda igreja evangélica tem no peito um coração luterano. Lutero é um divisor de águas na religião Católica com a sua Reforma, inclusive, o próprio Vaticano já ensaiou reabilitá-lo da excomunhão, pois a exegese contemporânea é a de que Lutero queria apenas combater a corrupção na Igreja sem desejar dividi-la. Lutero deixou uma produção intelectual e teológica baseada no Novo Testamento admirável e que serve de égide para as igrejas evangélicas. Lutero se casou com Catarina von Bora e inovou na religião ao permitir que os padres se casassem, quebrando assim o regime do celibato obrigatório da Igreja Católica.
A fidelidade de Lutero aos ensinamentos do cristianismo e na tradução da bíblia para a língua alemã salta aos olhos, mas o que poucos sabem é que, em janeiro de 1543, aos 60 anos de idade, Lutero rompeu também com o Judaísmo quando escreveu o livro, "Dos judeus e suas mentiras", que foi um dos livros mais lidos naquela época e exerceu grande influência na Alemanha.
A Alemanha foi palco de grandes movimentos sociais, pois além da Reforma luterana, foi lá que Karl Marx desenvolveu o marxismo lastreado na obra de Hegel e com a contribuição de Engels - todos alemães. Lutero era contrário a usura, mas teve que assistir atônito ao nascimento do capitalismo que gerou a expansão do império financeiro da família de banqueiros Rothschild que residi há séculos na Alemanha.
Curiosamente, as duas grandes guerras estiveram diretamente ligadas à Alemanha com o seu início e fim, inclusive, pelo controvertido Tratado de Versalhes, teria sido a provocadora da Primeira Guerra. É inegável a contribuição de Lutero na mudança cultural da Alemanha, pois o seu prestígio teológico e intelectual produziu o gigantesco movimento evangélico mundial...

Luís Olímpio Ferraz Melo é psicanalista

Nenhum comentário: