Meu novo livro: Novas abordagens

Meu novo livro: Novas abordagens

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Psicanálise na Bienal - Artigo inédito

Psicanálise na Bienal


Sigmund Freud quando fundou a psicanálise não imaginava a profundeza do seu método e nem tampouco a sua importância para a civilização. A psicanálise pode dar valiosa contribuição ao desenvolvimento humano mostrando as fases da vida e auxiliando o sujeito a compreender e a superar cada uma destas. A psicanálise é disciplina difícil, pois a sua linguagem é hermética e técnica, mas é preciso repensá-la e traduzi-la para linguagem acessível universalizando-a, como desejava Freud. As críticas não intimidaram Freud, pois ele sabia que estava rompendo um sistema de pensamento.
Em Psicanálise para todos, ouso incentivar os leitores a conhecer um pouco da psicanálise e da sua história tão conturbada e, ao mesmo tempo, fascinante. Com base na minha experiência e através de pesquisa procurei escrever sobre temas contemporâneos e apresento sugestões de soluções para algumas questões, exemplo, a cura do sentimento de culpa. Noutra parte mostro a assustadora historiografia dos remédios e como eles contribuem para a não cura do sujeito.
É difícil imaginar uma sociedade vivendo com qualidade sem o conhecimento psicanalítico amealhado até aqui. Psicanálise para todos é polêmico, pois mostra os objetivos das sociedades secretas e como as religiões manipulam bilhões de pessoas no mundo, bem como as possíveis causas da ansiedade, da melancolia e da depressão quase generalizadas na contemporaneidade. No entanto, o objetivo principal do Psicanálise para todos é a divulgação da psicanálise, pois o livro é num linguajar acessível, direto e portanto, os leigos na disciplina não terão tantas dificuldades em entender a proposta do livro. Não é a melhor obra de psicanálise, mas na ausência de outras do gênero, apresento-a à sociedade alencarina o Psicanálise para todos. O dia de hoje é emblemático para a psicanálise, pois foram nas famosas reuniões das “Quartas-feiras”, na casa de Freud, em Viena, na Áustria, entre os anos de 1902 a 1907, que a doutrina freudiana ganhou alma, corpo e rumo. O lançamento do Psicanálise para todos é hoje, às 19 horas, na 9ª Bienal, no Centro de Convenções.

Luís Olímpio Ferraz Melo - psicanalista

3 comentários:

Fernanda Tomaz disse...

Congratulações pela iniciativa.
Gostaria de obter o livro.Será vendido via sedex por alguma livraria,contate-me por gentileza.
Desejo-lhe sucesso
Fernanda Tomaz

Anônimo disse...

Esse livro é de fácil compreensão e traduz o lado verdadeiro da Psicanalise, abordando vários aspectos da mesma. Muito esclarecedor e envolvente. Lí e recomendo!

Anônimo disse...

gostaria que todos os pais,adquirissem este livro,para saber como orientar seus filhos pois estamos vivendo dias terriveis de violencia,drogas das mais pesadas não temos um policiamento adequado ;as crianças e adolescentes querem viver no mundo deles.O livro é um epetáculo com uma linguagem ao alcance de todos;parabens