Meu novo livro: Novas abordagens

Meu novo livro: Novas abordagens

sábado, 12 de julho de 2008

Depende do olhar - Artigo - Diário do Nordeste

Depende do olhar

A quase totalidade das pessoas abomina e se queixa da inveja e dos invejosos, pois acham que são pessoas doentes e que devem ser alijadas da sociedade, mas o que é mais hilariante é que em sendo assim, onde estariam então os invejosos, já que seria impossível haver a inveja sem o invejoso? O invejoso acredita que o invejado é inferior e que faz necessário diminuí-lo, ou mesmo anulá-lo, para que não seja ofuscada as suas “virtudes”. O invejoso tem a ilusão de que ninguém fala dele pejorativamente, pois, como bom narcisista, somente vê qualidades e virtudes em sua vida. A posição do invejado é bem mais confortável do que a do invejoso, pois este, além de incapaz de se igualar ou mesmo superar àquele, sofre com o destaque do mesmo. É comum ouvir comentários de pessoas indignadas reclamando de estarem sendo vitimas de fofocas, mas quando abordadas se também fofocam, saem dizendo que apenas fazem “comentários” sobre os outros e não fofocas (?). Tudo depende do olhar e da posição em que se encontra o sujeito, pois até um contumaz seqüestrador, por exemplo, pode se sentir “traído” por sua vitima se a mesma consegue escapar do cativeiro incólume. Nas páginas de sites de relacionamento na Internet, vê-se, sem esforço, nos perfis, que quase a totalidade das pessoas afirmam não tolerar mentiras e falsidades, mas se quase todos repudiam esses comportamentos, onde estariam então os falsos e os mentirosos? Os clérigos pregam desesperadamente para “salvar” a alma de seus rebanhos, e esquecem de se salvar, quando na verdade, se se salvassem, já estariam fazendo grande negócio. Os corruptos vão à loucura quando são pilhados surrupiando o erário, mas se julgam injustiçados e na cabeça deles não se acham desonestos, pois, para eles, a corrupção é inata ao homem. O emprego pode ser a coisa mais importante na vida do homem, mas imaginem como deve se sentir psiquicamente o que fabrica a bomba-atômica. Em qualquer situação que esteja, jamais desista da vida, pois, dependendo do olhar, o maior problema na vida pode ser ótima oportunidade para o seu crescimento pessoal e espiritual.

Luís Olímpio Ferraz Melo – psicanalista.

Um comentário:

Anônimo disse...

A dualidade da vida:
Bom X Mau, Amor X Ódio, Invejosos X invejados, Verdade X Mentira, etc.
A necessária dualidade da vida faz parte do Eu X Você. Isso não significa que o Eu X Você deva estar sempre em discordância. Ao contrário, é na dualidade da vida que temos a capacidade de crescimento com troca de conhecimentos. Como diz o ilustre Leonardo Boff: podemos ser galinha ou águia – podemos ser galinha e águia. Depende da escolha.
Não posso alijar os invejosos da vida, mas, posso não ser mais um. Não posso resolver todos os problemas da vida, mas, posso transformá-los em oportunidades de crescimento. Ok, até aqui está entendido! Mas...
“Dependendo do olhar”, a realidade de cada um é construída. Porém, onde habita a moral para com o próximo e comigo mesmo? Nem tudo na vida depende do olhar, em assim sendo: o seqüestrador não deveria ser preso, o corrupto não deveria ser processado, o assassino não deveria ser afastado do convívio com os outros – eles diriam ao Juiz: eu não fiz nada errado! Senhor Juiz olhe pelo lado que eu estou olhado, pois eu não fiz nada, não mereço repreensão!
Acredito que tudo depende do contexto no qual me encontro e dos papeis que devo desempenhar e um deles é: o dever de ser moral em minhas atitudes para com o próximo, tentando me melhorar ao máximo para atingir a perfeição espiritual. E aja tempo e vidas para isso...........
MSS