Meu novo livro: Novas abordagens

Meu novo livro: Novas abordagens

sábado, 11 de janeiro de 2014

A paz pede passagem - artigo - Jornal OPOVO


   No início do ano é momento de se renovar a esperança de que tudo irá melhorar no ano vindouro e que as pessoas serão mais humanas, solidárias, enfim, viverão em paz, como fazem nas festas da passagem do ano: se abraçam e se beijam, muitas vezes sem sequer se conhecerem. A predominância das roupas na cor branca da paz nas festas de Réveillon sugere ser um dos objetivos de vida: viver em harmonia com o próximo no ano que chega. No entanto, começamos as primeiras horas do ano novo assistindo atônitos a um crime brutal contra um colega advogado, cometido por causa de uma colisão de trânsito, como se a vida tivesse menos valor do que o conserto do veículo. No dia imediato, a imprensa revela que uma chacina vitimou quatro pessoas num conjunto habitacional e a polícia desconfia que tenha sido por causa de acerto de contas do tráfico de droga.
    E o que dizer dos bárbaros crimes passionais que ocupam diariamente as páginas policiais dos matutinos ocorrendo em todo o país, como se o amor e o ódio fossem a mesma coisa — esse não é o verdadeiro amor. A violência dá prazer em quem a pratica, pois ninguém faz nada sem sentir prazer, salvo sob coação, porém, quase todos parecem querer a paz, mas é preciso que se dê a contrapartida para que um dia a paz reine aqui na Terra. Vivemos numa época em que a vida não tem recebido o devido valor, pois a ineficácia do poder público em policiar as cidades, prender e condenar os que descumprem as leis já é inegável, daí muitos recorrerem à autotutela — justiça com as próprias mãos. Os traficantes de drogas têm suas próprias leis e em algumas localidades a polícia tem receio de adentrar por conta do “poder de fogo” do tráfico, acrescente a essa audácia a impunidade.
   A violência urbana é um fenômeno social que não respeita a esperança coletiva, mas não podemos jamais, em tempo algum, deixar de acreditar que um dia viveremos em paz....

Luís Olímpio Ferraz Melo é advogado e psicanalista 

Nenhum comentário: