Meu novo livro: Novas abordagens

Meu novo livro: Novas abordagens

domingo, 18 de outubro de 2009

Anatomia do amor - Artigo - Diário do Nordeste


Debates e idéias

Anatomia do amor

*LUÍS OLÍMPIO FERRAZ MELO
.
Ninguém sabe a "fórmula" para os relacionamentos prosperarem, mas já se sabe o que os inviabilizam: mentira e traição. Exigem honestidade e lealdade do outro, mas muitos não estão dispostos a darem a contrapartida, o que acaba sendo contradição. Sujeitos com décadas de casados afirmam conhecer seus cônjuges apenas 10%, mas isto é uma visão por demais otimista, pois relacionamento é uma construção diária e não há relacionamentos e pessoas prontas. Queixam-se dizendo que relacionamento é sinônimo de problema, mas não conseguem viver fora dos mesmos e sofrem com isto. Poder-se-ia estabelecer a regra de ouro nos relacionamentos: não exija do outro o que não puder oferecer. O amor, como nos livros do Romantismo, não existe, pois relacionamento é admiração, lealdade, cumplicidade, companheirismo e respeito mútuo. Confiança é à base dos relacionamentos e se não houver, dificilmente haverá qualidade ou continuidade no relacionamento. O sofrimento causado no término dos relacionamentos dá-se mais pelo anacrônico e ilusório juramento: juntos até que a morte os separe; mas na contemporaneidade a morte não tem sido empecilho para as separações. Relacionamentos baseados apenas no sexo, estão fadados à derrocada, pois além de passageiros e superficiais, deixarão sequelas. Crimes passionais acontecem por causa da cultura machista, mas em algumas outras é permitido e até exortado a infidelidade e a poligamia e é contradição esse "moralismo" tupiniquim, pois os adúlteros querem ter o direito de apedrejar as adulteras. O fantasma da traição ronda sem tréguas os relacionamentos, mas muitas vezes não passa de memórias de sofrimentos vistos em algum momento da vida e que provavelmente nunca vá se materializar. As pessoas estão com medo uma das outras por conta do "risco" de traição, mas há grande exagero nas historietas que circulam nos meios sociais.
*Psicanalista

4 comentários:

Unknown disse...

OBRIGADO ...NAMASTÊ. SEMPRE É MUITO ESPECIAL SUAS PALAVRAS, SEMPRE CHEIA DE ESCLARECIMENTOS E AS VEZES MUITO REAIS, REALISTAS, E AATÉ DURAS, PARA QUEM QUER VIVER ILUDIDA COMO EU E MUITAS OUTRAS PESSOAS...PAZ E SAUDE..

1325 disse...

SALVE SALVE A REALIDADE ESCRITA NESSE TEXTO,POIS MOSTRA FATOS REAIS.ADOREI .QUE VOCE CONTINUE COM TAMANHA SABEDORIA PARA CONTINUAR ESCREVENDO TEXTOS TAO MARAVILHOSOS E AJUDANDO TANTAS PESSOAS.VOCE TEM ESSE DOM .

Vivianne Loiola

Unknown disse...

É...grande verdade essa sobre os relacionamentos e sobre a traição...O egoísmo impera e, algumas pessoas são capazes de TUDO na busca de uma suposta felicidade. Quem me dera ter a sabedoria que me permitisse olhar para os fatos e acontecimentos da vida apenas como uma passagem...Assim, talvez amenizasse um pouco essa dor de me sentir traída. O texto é muito bom, parabéns e obrigada.

Zaíla Oliveira

Anônimo disse...

Em O Livro dos Espíritos, questão 701: Qual das duas, a poligamia ou a monogamia, é mais conforme à lei da Natureza?
" A poligamia é lei humana cuja abolição marca um progresso social. O casamento, segundo as vistas de Deus, tem que se fundar na afeição dos seres que se unem. Na poligamia não há afeição real; há apenas sensualidade."
Sukham