Meu novo livro: Novas abordagens

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domingo, 6 de setembro de 2009

Igreja hegeliana - Artigo - Diário do Nordeste


Debates e idéias

Igreja hegeliana

LUÍS OLÍMPIO FERRAZ MELO
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Hegel foi um dos filósofos que mais influenciaram o universo intelectual e como numa igreja onde se necessita de seguidores para se manter acesa alguma doutrina, o hegelianismo fez escola na Alemanha e serviu de fulcro para a doutrina marxista que sucumbiu depois das atrocidades de alguns radicais.Assim como a Igreja Católica à doutrina de Hegel é totalitária e a sua dialética permite a contradição, e somente seria possível o Estado hegeliano se todos os partícipes pensassem de uma forma uniforme. Só que neste caso, o sujeito acabaria sendo anulado, pois o Estado é que era tudo.A Igreja Católica usou o terror do fogo imaginário do inferno e depois deste apagado a fogueira da "santa inquisição" para quem não pensasse como desejavam os clérigos.Hegel escreveu com ironia ímpar: "somente um homem me entende e mesmo este não o consegue"; a obscuridade e a dificuldade de leitura de sua obra tornou-o além de fascinante também incompreensível e na doutrina de Hegel Deus é o próprio Estado.Hobbes, no seu livro, "Leviatã", disserta sobre o Estado e diz que os homens são inimigos por natureza e tendem a guerrear entre si e necessitam de um "Leviatã" - em referência ao monstro do caos da mitologia fenícia citado na Bíblia - que neste caso seria o soberano que representava o Estado originado do Contrato Social, onde todos renunciariam aos seus direitos, menos o direito à vida, em prol da paz que para Hobbes seria a primeira lei natural.Há desejo de uniformizar o pensamento humano em Hegel e Marx não conseguiu disfarçar que segue essa linha e diziam eles que a alienação se dá pelo trabalho, pois este escraviza o homem que passa a priorizar o "ter" e não mais o "ser" e em Marx isto é negativo, mas em Hegel é algo positivo - vai tentar entender - e Marx dizia que somente pelo comunismo o homem deixaria de ser alienado - ambos erraram, pois a alienação se dá no pensamento e não pelo desejo.Na Igreja eclesiástica sagrada e na profana de Hegel vê-se que Deus mudou somente de morada, pois naquela estaria no céu e nesta na Terra, mas ambas igrejas desejam inutilmente uniformizar e manipular o pensamento humano.
*Psicanalista

2 comentários:

disse...

, concordo plenamente com seus argumentos, acabei de ler seus dois últimos temas, fiquei perplexa com essa lei e mais ainda de saber que nosso povo está sendo sujeito à não pensar e não ter decisão própria a qual religião seguir, pq é óbvio que a grande maioria é de pessoas desprovida de intelecto moral e social, quem frequenta a escola pública?
Tomei liberdade e encaminhei para alguns amigos que se interessam por esse assunto.

Marco Antônio Poubel disse...

Meu caro...
A filosofia discute ambitos totais, universais, e nesse sentido parte DA REALIDADE a qual o filósofo irá tentar compreender. o que fica tanto mais claro na dialética histórica hegeliana. Não significa que um cara se tranca em seu quarto, se entope de idéias e diz que as pessoas devem ser dessa ou daquela maneira.
Quando Hobbes fala que o homem é mau não significa que somos todos malvados e malvadas. Nietzsche, ao dizer ao louco que Deus morreu, foi questionado sobre quem o matou. Ele disse "você, ele, todos nós..."
sacou?