Meu novo livro: Novas abordagens

Meu novo livro: Novas abordagens

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O Natal de Obama - Artigo - Diário do Poder



   Ontem o Conselho de Segurança da ONU aprovou, com abstenção apenas dos EUA, único aliado de Israel e que poderia ter vetado, Resolução proibindo Israel de continuar o processo de ocupação na Palestina. Parece óbvia a Resolução da ONU, mas o fato é que Israel não cumpre nenhuma Resolução daquele órgão internacional, salvo quando é de seu interesse. O presidente dos EUA, Barack Obama, estava incomodado com as sucessivas investidas de ocupações de Israel na Palestina e alegava que elas eram obstáculo para o processo de Paz naquela plaga, daí ter se abstido de votar ou vetar aquela Resolução.
   O leitor precisa saber que os judeus foram autorizados pela Resolução da ONU nº 181/1947 a ocupar 51% da Palestina, mas, na tomada de posse, em 1948, ocuparam 78%. Na Guerra dos Seis Dias, em 1967, ocuparam mais 20% — a Resolução nº 242 da ONU daquele ano, por unanimidade, inclusive com voto dos EUA, determinou que Israel devolvesse imediatamente os territórios ocupados ilegalmente.
   Várias foram às tentativas de convivência pacífica na Palestina entre judeus, árabes e palestinos muçulmanos, mas as reuniões de Acordos de Paz de Oslo I e II, Camp David, Taba e Mapa da Estrada restaram infrutíferas por Israel não cumprir o pactuado ou colocado obstáculos impossíveis de efetividade...
   O processo de Paz no Oriente Médio passa pelo cumprimento das Resoluções da ONU e Israel não está isento de cumpri-las, pois se o discurso sionista de que os judeus somente estariam seguros se tivessem um “Estado Judaico” hoje não encontra eco na comunidade internacional. Não somente pelo descumprimento das Resoluções da ONU, mas também pelo fato de dos 14 milhões de judeus existentes no mundo apenas 5.640.000 (40%) residirem em Israel — os outros 60% dos judeus estariam em perigo?
   O Prêmio Nobel da Paz, Barack Obama, encerra seu governo dando um presente de Natal em prol da Paz mundial e vamos torcer para Israel cumprir essa salomônica Resolução da ONU...



Luís Olímpio Ferraz Melo é advogado e psicanalista

Nenhum comentário: